about
about

A Makeathon

Em comemoração aos seus 70 anos, a Chesf, junto com o Fab Lab Recife, realiza a Makeathon Comunidades | Gerando soluções para transformar vidas. Uma maratona maker colaborativa, unindo tecnologia e pessoas para desenvolver ideias e projetos inovadores que minimizem ou solucionem problemas urbanos, sobretudo nas comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A Comunidade do Pilar, que fica no Bairro do Recife, foi a escolhida para ser contemplada no projeto. Essa escolha levou em consideração critérios como nível de vulnerabilidade - uma vez que sofre com diversos problemas socioambientais e detém o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Recife; por estar inserida no entorno do Porto Digital, facilitando sua inserção em um ecossistema de inovação e acesso ao espaço do evento; e também pela viabilidade técnica no monitoramento e manutenção das soluções propostas.

A Makeathon Comunidades será dividida, basicamente, em três etapas: a primeira consiste no levantamento de problemas e diagnósticos junto à Comunidade; a segunda é a realização da própria maratona, onde os participantes, divididos em equipes e auxiliados por mentores e técnicos, vão discutir ideias, desenvolvê-las e apresentá-las a um juri que vai premiar os três melhores projetos; a terceira e última etapa compreende a implantação e monitoramento do projeto vencedor no Pilar.