REGULAMENTO

O FAB LAB RECIFE LTDA - ME (“FAB LAB RECIFE”), situado na Rua da Alfândega, nº 35, loja 307, Bairro do Recife, Recife, Pernambuco, inscrito no CNPJ sob o nº 15.245.413/0001-03 (denominado como “Organizador”), e a COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO (“CHESF”), situada na Rua Delmiro Gouveia, nº 333, San Martin, Recife, Pernambuco, inscrita no CNPJ sob o nº 33.541.368/0001-16 (denominada como “Patrocinadora”), sem subordinação a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos participantes, promovem o concurso sociotécnico-cultural, de caráter educacional, MAKEATHON COMUNIDADES (“MAKEATHON”).

 

1. CONTEXTO

 

1.1 Como proposta da MAKEATHON está o desenvolvimento de soluções tecnológicas vinculadas a problemas reais da sociedade, bem como a implementação da solução vencedora em uma comunidade de base da cidade do Recife, a qual foi selecionada a Comunidade do Pilar, localizada no Bairro do Recife, em Recife, Pernambuco.

1.2 A seleção da Comunidade do Pilar atendeu a critérios que vão desde a viabilidade técnica na manutenção e monitoramento da solução, uma vez que a Comunidade do Pilar localiza-se a 800 metros da sede do FAB LAB RECIFE (fato que possibilitará diversos outros tipos de interação, a exemplo da visitação de participantes durante a realização da MAKEATHON), quanto sociais, pelo nível de vulnerabilidade da comunidade, e simbólicos à relação entre Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Social.


1.3 A Comunidade do Pilar é circunvizinha a um dos principais polos tecnológico do país, o Porto Digital - um território no Bairro do Recife composto por cerca de 300 empresas, incubadoras, aceleradoras e instituições de serviços avançados de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa, que juntas faturam anualmente mais de 1,5 bilhão de reais. No entanto, junto a este ecossistema inovativo encontra-se a Comunidade do Pilar, uma pequena comunidade que sofre com diversos problemas socioambientais, detendo, por exemplo, o segundo maior índice de incidência de arboviroses (dengue, zika e chicungunha) e o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de toda a cidade do Recife. Este é o retrato de uma realidade local que não conseguiu transformar o alto desenvolvimento econômico e tecnológico em desenvolvimento humano e social básico aos seus vizinhos.


1.4 É nesta relação que a MAKEATHON deseja atuar, selecionando a Comunidade do Pilar como locus de atuação: a MAKEATHON pretende demonstrar o impacto que novas soluções tecnológicas podem gerar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, a MAKEATHON buscará inspirar outros projetos inovadores que demonstrem que os benefícios da Inovação Tecnológica estão ao alcance de todas as pessoas, quaisquer que sejam elas.

 

2. OBJETIVOS

 

2.1 A presente MAKEATHON é uma “hackathon maker” com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências de trabalho colaborativo e transdisciplinar para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, inovadoras e híbridas físico-digitais, voltadas a problemas reais da Comunidade do Pilar, localizada no Bairro do Recife, Recife, Pernambuco.

 

2.2 Por soluções tecnológicas híbridas físico-digitais, compreendem-se artefatos que possuem tanto configurações digitais quanto físicas, simultaneamente, combinadas em sua composição (como o exemplo, mas não tão somente, de “internet das coisas”). Ambas as configurações deverão ser prototipadas na presente MAKEATHON.

 

2.3 As soluções tecnológicas propostas pelas equipes participantes da MAKEATHON poderão atuar com as seguintes abordagens:

 

a. Solucionar pontos negativos levantados junto à população moradora da Comunidade do Pilar;

 

b. Impulsionar pontos positivos levantados juntos à população moradora da Comunidade do Pilar.

 

2.4 A solução tecnológica vencedora será instalada na Comunidade do Pilar, após um período de 3 (três) semanas para melhorias e prototipação em escala real (“1:1”).

 

3. PRAZO DE REALIZAÇÃO

 

3.1 A MAKEATHON será realizada nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro de 2018, e terá início a partir de 09:00 horas do dia 30 de novembro e término às 18:00 horas do dia 02 de dezembro de 2018.

 

3.2 A MAKEATHON será realizada de acordo com os horários dispostos no cronograma abaixo:

a. Sexta-feira, dia 30 de novembro de 2018

09:00 CREDENCIAMENTO E CAFÉ-DA-MANHÃ

10:00 APRESENTAÇÃO DE BOAS-VINDAS

A Makeathon Comunidades

Instruções e acordos de convivência

Apresentação dos participantes

11:30 FAB ROLÊ

O Fab Lab Recife

Conhecendo as máquinas

12:30 FORMAÇÃO DAS EQUIPES

13:00 ALMOÇO

14:00 LARGADA

A Comunidade do Pilar

A Chesf

14:30 INSPIRAÇÃO

Pesquisas de imersão

Visitas à comunidade

Brainstorming inicial

18:00 JANTAR

19:00 APRESENTAÇÃO DOS MENTORES

21:00 ENCERRAMENTO DO DIA


b. Sábado, dia 01 de dezembro de 2018

09:00 CAFÉ-DA-MANHÃ

10:00 IDEAÇÃO

Geração de alternativas

Seleção do projeto

Prototipação suja

13:00 ALMOÇO

14:00 IMPLEMENTAÇÃO

Prototipação funcional

18:00 JANTAR

21:00 ENCERRAMENTO DO DIA


c. Domingo, dia 02 de dezembro de 2018

10:00 IMPLEMENTAÇÃO

Prototipação funcional

12:00 ALMOÇO

13:00 IMPLEMENTAÇÃO

Finalização do protótipo

Preparação do pitch

16:00 APRESENTAÇÃO

Pitches das equipes

17:30 RESULTADO

18:00 COQUETEL DE ENCERRAMENTO


3.3 As atividades de trabalho e prazos que compõem os ítens “Inspiração”, “Ideação” e “Implementação”, no cronograma disposto acima, são sugestões do Organizador. As equipes podem antecipar e/ou retardar atividades de trabalho, assim como incluir e/ou eliminar atividades, de acordo com a experiência e o andamento de sua própria produção. No entanto, deve-se observar o prazo de finalização dos protótipos.

 

4. LOCAL DE REALIZAÇÃO

 

4.1 A MAKEATHON será realizada no FAB LAB RECIFE, localizado no Shopping Paço Alfândega, na Rua da Alfândega, nº 35, loja 307, Bairro do Recife, Recife, Pernambuco.

 

4.2 O espaço contará com disponibilização de acesso à internet, e aos insumos, ferramentas e máquinas de fabricação digital dispostas abaixo, de forma gratuita:

 

a. impressoras 3D;

 

b. cortadora a laser;

 

c. cortadora de vinil;

 

d. fresadora de precisão;

 

e. fresadora CNC router;

 

f. kits eletrônicos (com microcontroladores arduíno, sensores diversos, entre outros);

 

g. kits de ferramentas (como serras, lixadeiras, microrretíficas, paquímetros, trenas, chaves de fenda, alicates, equipamentos de proteção individual, entre outros).

 

h. insumos variados (como madeira, acrílico, filamentos, papéis, colas, vernizes, tintas, entre outros).

 

4.3 O espaço contará com alimentação de café-da-manhã, almoço, jantar e lanches, de forma gratuita, de acordo com o disposto no cronograma.

 

4.4 O espaço não contará com horário de pernoite das equipes.

 

5. PARTICIPAÇÃO

 

5.1 Poderá participar da MAKEATHON pessoa física com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos, que enquadre-se em um dos critérios abaixo:

 

a. moradora da denominada Comunidade do Pilar, situada no Bairro do Recife, na cidade do Recife, Pernambuco;

 

b. com experiência de participação prévia em eventos congêneres (makeathons, hackathons, maratonas, sprints, weekends de startups, entre outros), e/ou formação técnica em áreas denominadas na MAKEATHON como do “mundo físico” (design de produto, arquitetura e urbanismo, engenharia mecânica, engenharia civil, artes visuais, entre outras), ou do “mundo digital” (computação, elétrica, eletrônica, robótica, entre outros), ainda que em andamento;

 

c. não moradora da Comunidade do Pilar ou não detentora de experiência de participação em eventos congêneres e/ou de formação técnica em áreas do “mundo físico” ou do “mundo digital”, mas possuidora de conhecimentos práticos nestes mundos (como marcenaria, pintura, elétrica, costura, jardinagem, entre outros).

 

5.2 A participação na MAKEATHON é voluntária, não remunerada e gratuita, sem obrigações acessórias ou vinculação à aquisição de qualquer produto ou serviço do Organizador ou da Patrocinadora.

 

6. INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

 

6.1 Serão selecionados 50 (cinquenta) participantes para a MAKEATHON, por métodos de seleção presencial, análise de experiência/formação e sorteio, de acordo com o disposto abaixo:

 

a. 10 (dez) pessoas moradoras da Comunidade do Pilar;

 

b. 20 (vinte) pessoas com experiência técnica e/ou prática em áreas e conhecimentos do “mundo físico”;

 

c. 20 (vinte) pessoas com experiência técnica e/ou prática em áreas e conhecimentos do “mundo digital”.

 

6.1 A inscrição e seleção dos 10 (dez) participantes da Comunidade do Pilar foram realizadas no evento Café & Prosa no dia 12 de novembro de 2018, no espaço cultural parceiro Casarão das Artes, na Comunidade do Pilar.

 

6.2 As inscrições dos participantes do “mundo físico” e “mundo digital” serão realizada por meio de preenchimento e envio de formulário online disponibilizado no endereço  www.fablabrecife.com/makeathonchesf nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2018, e terão início a partir de 00:00 hora do dia 19 de novembro e término às 23:59 horas do dia 21 de novembro de 2018.

 

6.3 O preenchimento e envio do formulário online não garante a participação na MAKEATHON. Haverá uma seleção dos inscritos até o dia 23 de novembro de 2018 e os inscritos devem confirmar presença dentro do prazo que será enviado por e-mail pelo Organizador posteriormente, para garantir sua vaga.

 

6.4 Dentre as 20 (vinte) vagas destinadas a participantes inscritos em cada “mundo”:

 

a. Serão selecionados 10 (dez) participantes mediante análise do conteúdo preenchido no formulário online enviado. O critério de seleção será o alinhamento à temática e objetivos da MAKEATHON, sendo observados o perfil, a área de formação e a experiência técnica;

 

b. Serão selecionados 10 (dez) participantes mediante sorteio por meio de ferramenta online, que deverá ter registro audiovisual e disponibilização do resultado em redes sociais do FAB LAB RECIFE.

 

6.5 O sorteio será realizado em etapa única dentre todos os formulários preenchidos e enviados, sorteando 20 (vinte) nomes e observando as condições:

 

a. Será excluído o nome sorteado caso este já tenha sido previamente selecionado mediante análise de experiência/formação;

 

b. Serão excluídos os nomes sorteados além do limite de vagas de cada “mundo”, caso as 10 (dez) vagas do “mundo” assinalado já tenham sido preenchidas, conforme ordem de aparição no sorteio;

 

c. Serão realizadas novas etapas de sorteio que se fizerem necessárias até o preenchimento de todas as vagas.

 

6.6 Após a seleção dos 50 (cinquenta) participantes da MAKEATHON, em caso de vacância, novos nomes serão selecionados mediante análise do Organizador. O Organizador convocará os novos selecionados em tempo hábil para a participação na MAKEATHON.

 

7. METODOLOGIA DE TRABALHO

 

7.1 Na apresentação da maratona, haverá um tour (“Fab Rolê”) para conhecimento das máquinas e ferramentas de fabricação digital disponíveis na MAKEATHON, bem como insumos e tipos de arquivos que trabalham. O objetivo deste tour é auxiliar o processo de criação das equipes diante das possibilidades técnicas do evento.

 

7.2 Os participantes deverão formar, a seu critério, 10 (dez) equipes compostas por 5 (cinco) membros. Cada equipe deverá ter 1 (um) membro morador da Comunidade do Pilar. As demais vagas deverão ser preenchidas com 2 (dois) membros do “mundo físico” e 2 (dois) membros do “mundo digital”, objetivando o equilíbrio entre as partes na prototipação das soluções tecnológicas propostas.

 

7.3 As equipes são livres para criar suas próprias etapas e utilizar suas próprias metodologias de desenvolvimento, como incentivo ao compartilhamento de conhecimentos pessoais, acadêmicos e profissionais. No entanto, deve-se observar os objetivos da MAKEATHON e o prazo de finalização dos protótipos.

 

7.4 Cada equipe receberá um caderno técnico, contendo todas as informações da MAKEATHON, como este regulamento, dados dos times de mentoria, do juri, de gurus técnicos, da Patrocinadora e Organizador, detalhamento das máquinas, ferramentas e insumos disponíveis, bem como dados iniciais levantados sobre a Comunidade do Pilar.

 

7.5 Realização de visitas à Comunidade do Pilar ficam a critério de cada equipe.

 

7.6 Os participantes deverão trazer seus próprios notebooks, celulares, cabos, carregadores e ítens pessoais, respondendo pela guarda e segurança dos mesmos. Haverá pontos de energia em todas as mesas de trabalho.

 

7.7 Durante a MAKEATHON, as equipes terão auxílio de um time de mentoria, composto por 10 (DEZ) mentores e mentoras. Serão diversas áreas do conhecimento, como a Comunidade do Pilar, Design de Produto, Computação e Eletrônica, Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Inovação Tecnológica, Oportunidades de Negócios, bem como mentoria da CHESF e do FAB LAB RECIFE.

 

7.8 Não é necessário conhecimento prévio na utilização de ferramentas e máquinas de fabricação digital. Haverá o auxílio do time do FAB LAB RECIFE (“gurus”) para a utilização específica de cada ferramenta e máquina. No entanto, este auxílio busca o aprendizado por parte dos membros das equipes, que deverão executar pessoalmente a prototipação das soluções tecnológicas propostas.

 

7.9 Serão disponibilizados EPIs (equipamentos de proteção individual) aos participantes. Os participantes comprometem-se quanto ao uso dos EPIs e cumprimento das instruções de utilização de ferramentas e máquinas de fabricação digital fornecidas pelos gurus do FAB LAB RECIFE.

 

7.10 Para a apresentação das soluções tecnológicas prototipadas na MAKEATHON, cada equipe realizará um pitch de 4 (quatro) minutos, com demonstração prática do funcionamento do protótipo. Poderão ser utilizados recursos de apresentação gráfica e/ou audiovisual.

 

7.11 Após a realização da MAKEATHON, a equipe vencedora terá um prazo de 3 (três) semanas para uso da estrutura do FAB LAB RECIFE, no período de 03 a 21 de dezembro de 2018, para a melhoria da solução tecnológica e prototipação em escala real (“1:1”). A estrutura contará com o uso de insumos, ferramentas e máquinas de fabricação digital, de forma gratuita.

 

7.12 A solução tecnológica prototipada pela equipe vencedora será instalada na Comunidade do Pilar para um período de 30 (trinta) dias de testes de validação, com manutenção conjunta pela equipe vencedora e time do FAB LAB RECIFE, a partir de janeiro de 2019, em data combinada entre as partes.

 

8. CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

 

8.1 O time do júri da MAKEATHON será composto por 5 (cinco) jurados, atendendo às representações abaixo:

 

a. Representante da CHESF;

b. Representante do FAB LAB RECIFE;


c. Representante da Comunidade do Pilar;


d. Representante da área de Design (“mundo físico”);


e. Representante da área de Computação (“mundo digital”).


8.2 Cada um dos 5 (cinco) jurados atribuirão notas de 0 (zero) a 10 (dez) a cada um dos 3 (três) critérios de julgamento abaixo citados:


a. Impacto Social: será avaliado o quanto a solução contribuirá para a resolução da problemática trabalhada e para melhoria da qualidade de vida na comunidade;


b. Qualidade e Viabilidade: será avaliado o quanto a solução atende a parâmetros de usabilidade e acessibilidade, bem como os recursos necessários para a aplicá-la;


c. Criatividade e Inovação: será avaliado o quanto a solução é criativa e original diante das alternativas existentes no mercado.


8.3 Ao final do julgamento, todas as notas atribuídas pelos 5 (cinco) jurados serão somadas para compor a pontuação de cada equipe. Dessa forma, cada equipe obterá uma nota de 0 a 150 pontos.


8.4. Serão consideradas vencedoras, classificadas em 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares, as equipes que obtiverem a maior pontuação total, respectivamente.

 

9. PREMIAÇÃO

 

9.1 Serão premiadas as equipes vencedoras da MAKEATHON, classificadas em 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares, observando os seguintes prêmios:

 

a. 1º Lugar: prêmio equivalente a R$ 15.000,00 (quinze mil reais) no total para a equipe, entregue na forma de vale-compras individuais a cada membro da equipe;

 

b. 2º Lugar: prêmio equivalente a R$ 10.000,00 (dez mil reais) no total para a equipe, entregue na forma de vale-compras individuais a cada membro da equipe;

 

c. 3º Lugar: prêmio equivalente a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) no total para a equipe, entregue na forma de vale-compras individuais a cada membro da equipe;

 

9.2 O valor total equivalente à premiação da equipe vencedora em 1º (primeiro), 2º (segundo) ou 3º (terceiro) lugar será igualmente dividido pelo número de membros da equipe, caracterizando o valor do vale-compras individual a ser recebido por cada membro.

 

9.3 O prêmio em vale-compras da MAKEATHON caracteriza-se pelo Cartão Presente da loja Ferreira Costa Home Center, que poderá ser utilizado em qualquer uma das lojas Ferreira Costa.

 

9.4 Após a divulgação dos resultados da MAKEATHON, as equipes vencedoras classificadas em 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares receberão um “cheque fantasia” com o valor total do prêmio equivalente a cada equipe, para captura audiovisual de ações de marketing relativas aos vencedores.

 

9.5 Junto ao cheque fantasia, cada membro das equipes vencedoras classificadas em 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares receberão um certificado de premiação individual emitido pelo Organizador. Este certificado deverá ser apresentado no FAB LAB RECIFE entre os dias 17 e 21 de dezembro de 2018, para recebimento do Cartão Presente Ferreira Costa.

 

9.5 Não é possível a devolução e/ou troca do valor do Cartão Presente Ferreira Costa por dinheiro.

 

9.6 Os membros das equipes vencedoras deverão observar o regulamento de utilização do Cartão Presente definido pela Ferreira Costa, mantendo-se o Organizador e a Patrocinadora da MAKEATHON isentos de responsabilidades relativas à utilização após a entrega. O regulamento pode ser consultado no endereço online http://www.ferreiracosta.com/servicos/gift-card.aspx.

 

10. COMUNICAÇÃO

 

10.1 Todas as informações referentes à MAKEATHON serão disponibilizadas no endereço online www.fablabrecife.com/makeathonchesf.

 

10.2 Todas as comunicações oficiais com o participante serão realizadas através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição. Caso o e-mail cadastrado seja alterado no decorrer da MAKEATHON, um novo e-mail do participante deverá ser comunicado ao Organizador.

 

10.3 O participante autoriza o recebimento de e-mails sobre a presente MAKEATHON.

 

10.4 É de responsabilidade do participante garantir as condições técnicas para recebimento, acesso e leitura dos e-mails enviados pelo Organizador.

 

10.5 Casos de dúvida, informações ou comunicação com o Organizador deverão ser endereçados ao e-mail makeathonchesf@fablabrecife.com, ou diretamente no espaço cultural parceiro “Casarão das Artes” na Comunidade do Pilar no caso de pessoas moradoras da referida comunidade.

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

11.1 O presente regulamento está integralmente disponível a todos os participantes e pessoas interessadas, em sua versão mais atual, no endereço online www.fablabrecife.com/makeathonchesf.

 

11.2 Ao realizar o ato de inscrição na MAKEATHON, o participante declara:

 

a. estar ciente e de acordo com todos os termos do presente Regulamento e seus anexos, sendo incabível a alegação de desconhecimento;

 

b. que autoriza, por prazo indeterminado, o uso e divulgação da sua imagem e voz, seja através de fotos, filmes e entrevistas, para veiculações em diversas mídias para fins informativos, promocionais, publicitários, acadêmicos ou científicos pertinentes à MAKEATHON, sem acarretar ônus à organização, patrocinadores ou aos próprios meios de veiculação;

 

c. deter a autoria da solução tecnológica proposta; assumindo total e exclusiva responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas e por eventuais problemas futuros causados pela inobservância ou infração de disposições legais ou a este regulamento;

 

d. que concorda que os direitos autorais e de propriedade industrial decorrentes das suas criações neste evento, em especial as marcas, invenções, modelos de utilidade, softwares e/ou desenhos industriais são de propriedade conjunta de sua equipe, assumindo a responsabilidade pela proteção e/ou registro dos mesmos nos órgãos competentes;

 

e. que quaisquer custos e despesas que tenha para participar da MAKEATHON serão de sua inteira responsabilidade, com exceção do que for expressamente previsto neste regulamento como disponibilizado de forma gratuita pelo Organizador.

 

11.3 Será desclassificada a equipe que:

 

a. descumprir qualquer condição deste regulamento;

 

b. desrespeitar as demais equipes ou participantes durante o evento;

 

c. copiar a íntegra de soluções já existentes e apresentá-las como de sua autoria, ferindo os princípios de “fair play” da MAKEATHON;

 

d. não cumprir com os objetivos dispostos no presente regulamento.

 

11.4 Quanto à desclassificação, fica a critério do Organizador julgar qualquer situação que não esteja prevista neste regulamento, podendo as penalidades serem aplicadas a toda a equipe ou individualmente.

 

11.5 A tolerância ao eventual descumprimento de quaisquer das regras e condições do presente regulamento não constituirá novação das obrigações aqui estipuladas e tampouco impedirá ou inibirá a exigibilidade das mesmas a qualquer tempo.

 

11.6 As disposições constantes neste documento poderão ser atualizadas ou modificadas a qualquer momento, mediante notificação aos participantes via e-mail cadastrado.

 

11.7 Fica eleito o Foro da Comarca de Recife, no estado do Pernambuco, para toda e qualquer questão oriunda da presente MAKEATHON, recusando-se qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

11.8 Casos dúbios, omissos ou situações excepcionais a este regulamento serão decididos pelo Organizador da MAKEATHON.

 

 

 

Recife, 16 de novembro de 2018.

 

FAB LAB RECIFE

Organizador