Comunidade maker se mobiliza para fabricar equipamentos de saúde

  • Text describing my image here
  • Text describing my image here
  • Text describing my image here

A pandemia do Novo Coronavírus tornou-se um sério problema de saúde pública. Para achatar a curva de contágio e evitar o colapso do sistema de saúde, pessoas do mundo inteiro têm aderido à quarentena e se recolhido em suas casas, num gesto de responsabilidade e cuidado coletivo. No Brasil, estamos no começo da batalha e nosso país têm complexidades que tornam o desafio ainda maior.

A comunidade maker, além de adotar a quarentena, tem encontrado outras formas de contribuir para a redução da crise. Em diversas partes do mundo, makers estão se organizando voluntariamente para prototipar, testar, fabricar e distribuir equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais e equipes de saúde e limpeza pública – pessoas que estão na linha de frente no enfrentamento ao COVID-19 e precisam da nossa solidariedade.

Aqui no Pernambuco, o Fab Lab Recife tem atuado em diversas frentes estratégicas. Uma delas é o Movimento Cada Impressão Conta, uma iniciativa que têm mobilizado digitalmente especialistas em design, engenharia, tecnologia, profissionais e instituições de saúde para desenvolver soluções colaborativas e sustentáveis. A primeira delas é criar frentes de produção para a fabricação de viseiras do tipo Face Shield.

Rede E-nable Brasil, Anbiotec, ITCBIO, Lab Griô, IP.rec, Porto Digital, Fab Lab Recife, Casa Criatura, Coletivo 3D, Secti-PE, Parqtel, Senfio, Orbe Lab, Idea PD, Recrie3D, Void3D, FabPro Engenharia e Impressão 3D PE, UNICAP-ICAM, Armazém da Criatividade, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco estão juntes nesta iniciativa solidária.

Veja aqui a matéria do jornal G1 sobre o Movimento Cada Impressão Conta.

Enquanto o contágio do Novo Corona Vírus avança rapidamente, profissionais e equipes de saúde não podem esperar mais nenhum dia para se proteger do vírus. Elas/es precisam destes equipamentos agora! Para atender a essa demanda crescente, a frente de produção maker já conta com 44 profissionais makers trabalhando, 75 equipamentos de impressão 3D em uso e 6 cortadoras a laser. As primeiras 1.200 unidades já foram distribuídas em hospitais do Recife mas, para suprir a falta imediata de EPIs, precisamos fabricar e distribuir cerca de 1.000 unidades por dia. Para atingir essa meta, nós vamos precisar de ajuda!

Qualquer pessoa pode ajudar a Campanha Cada Impressão Conta.

PARTICIPE DO FINANCIAMENTO COLETIVO

É possível fazer doações de qualquer valor. Os recursos arrecadados serão utilizados para compra de insumos, pagamento de técnicas/os especializadas/os e distribuição gratuita. Clique aqui para contribuir.

HÁ OUTRAS FORMAS DE AJUDAR

Você pode ser voluntária/o ajudando a imprimir, cortar e montar as peças dos EPIs, pode emprestar suas máquinas e ferramentas para a equipe maker, pode doar ou fornecer insumos para a frente de produção maker e ainda pode ajudar na distribuição dos materiais. Para isto, basta preencher o formulário e nós entraremos em contato com você. Faça aqui o seu cadastro.

Se você deseja saber mais ou simplesmente divulgar o Movimento, acesse @cada_impressao_conta_pe.

Para apoiar e fazer doações, acesse a página do financiamento coletivo. 

Se você quer contribuir de alguma outra forma, fale diretamente com a gente pelo e-mail redes@fablabrecife.com.

O Fab Lab Recife acredita na força da ação coletiva e na capacidade humana de criar soluções a partir do compartilhamento de ideias, processos e experiências. Este é um momento importante de ação, em que a comunidade maker e toda sociedade podem se unir para fazer coisas incríveis juntas, com propósito e colaboração. Participe!

#makersmudamomundo #cadaimpressaoconta #makerscontracovid19 #fablabrecife #fabcity

Parceiros