fbpx

Corrida de Bolinhas

Oficina Maker #FazEmCasa
CORRIDA DE BOLINHAS

O que será que acontece quando soltamos uma bolinha de gude por um corredor de obstáculos com inclinações diferentes? Você sabia que quanto mais inclinada é uma rampa, maior é a força da gravidade puxando os objetos para baixo? Por esta razão existe uma regra para o pessoal da engenharia que diz que a inclinação máxima de uma rampa para carros ou pessoas deve ser de no máximo 10°, maior que isso já fica ruim subir. Desta mesma forma, quanto mais inclinada a rampa, mais rápido um objeto vai descer ladeeeeeeira abaixo. 

Hoje vamos construir uma traquitana conhecida como Marble Run, uma pista de corrida de obstáculos para bolinhas de gude, com direito a pontuação e desafios extras. Com a Corrida de Bolinhas, podemos brincar enquanto aprendemos operações matemáticas e experimentamos um pouco das forças da física,  variando a inclinação da rampa e a posição de onde soltamos a bolinha, escolhendo a operação a ser feita com os números e o que mais a sua imaginação quiser inventar para tornar a brincadeira mais divertida e desafiante. Vamos começar?

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  • Papelão
  • Palitos de Picolé
  • Copos Descartáveis
  • Régua
  • Tesoura
  • Canetinha
  • Cola de silicone, cola instantânea ou cola quente
  • Tintas e pincéis
  • Fita Crepe 

PASSO A PASSO

Para fazer a base, vamos precisar de um pedaço de papelão cortado na forma de um retângulo, aquela forma geométrica de quatro lados com todos os ângulos retos (90°) mas com altura e largura diferentes, ao contrário do quadrado que tem todos os lados iguais. Vamos começar pelo lado menor do papelão, marcando a largura da base. Para tirar a medida, usamos cinco copinhos de café enfileirados, mas pode ser outro material parecido que você tiver em casa.

Agora que já temos o tamanho da base, vamos marcar onde cortaremos altura. O tamanho da altura vai depender do tamanho do seu papelão, não tem limite para essa medida. Quanto maior a altura do seu papelão, maior será o brinquedo. Para recortar um retângulo perfeito podemos usar um esquadro, aquela régua em formato de triângulo que garante que as bordas fiquem certinhas no ângulo de 90 graus. Se não tiver esquadro, você pode usar um caderno ou livro para medir o ângulo direitinho.  

Agora que nosso retângulo principal está marcado, vamos recortar na marcação para retirar as sobras.

Para as laterais  vamos precisar de quatro retângulos. Você pode usar o retângulo principal para tirar as medidas. São 2 com o tamanho da base e 2 com o tamanho da altura do retângulo principal (veja na foto). A largura dos quatro retângulos deve ser igual: a nossa tem 6 cm, tamanho ideal para o tipo de copinho que estamos usando.

Agora vamos usar a fita para juntar cada um desses retângulos menores ao retângulo principal. Olhando as fotos, você vai entender bem como fazer.

O próximo passo é juntar as laterais formando uma caixa. Para isso, vamos unir as bordas com fita adesiva.

Voilá!

Agora vamos preparar os copinhos. São eles que vão ficar na base do nosso brinquedo, onde as bolinhas de gude vão cair e somar pontos. 

Nessa etapa, temos que prestar atenção aos detalhes. Para evitar que as bolinhas de gude fiquem presas nas brechas entre os copinhos vamos fazer o seguinte: Primeiro, colocar uma fita adesiva sobre a mesa, com a parte da cola virada para cima. Em cima dela, vamos colar os copinhos de café enfileirados, com a abertura virada para baixo. Em seguida, vamos colocar um pedaço de fita no fundo dos copos para garantir que eles fiquem firmes e no lugar quando virarmos.

Na parte de cima, vamos fazer alguns recortes e dobrar para dentro dos copinhos para que a fita fique bem encaixada e só vai cobrir as brechas enquanto a entrada dos copinhos ficará livre para as bolinhas entrarem, veja na foto as marcações e repita em todos os copinhos.

Agora vamos preparar os obstáculos da bolinha. Para isso, vamos usar alguns palitos de picolé. Se você não tiver nenhum por aí, também pode recortar tirinhas de papelão. Para ficar mais divertido, eu pintei os palitos de várias cores diferentes. Em seguida, vamos partir os palitos ao meio,  para que o tamanho fique melhor para a nossa caixa.

Antes de fixar com cola, vamos colocar os palitos na base para testar a disposição. Nesse momento, tome o cuidado de deixar espaço o suficiente entre os obstáculos para que as bolinhas possam passar. Depois é só colar com bastante cuidado. Você pode usar cola de silicone , cola quente, cola instantânea ou cola comum. A cola comum demora mais pra fixar, mas a gente tem um truque. Marque com lápis uma linha correspondente à posição dos palitos que você vai colar, em seguida, com um estilete (e ajuda de um adulto) faça pequenos cortes no papelão nas linhas/posições dos palitos. Isso aumenta a aderência da cola. Depois é só passar a cola no palito e encaixar em cima do rasgo no papelão!

Agora vamos usar a mesma cola para fixar o fundo dos copos na base na nossa caixa. Depois que estiver tudo fixado, vamos escrever alguns números para fazer nossas operações quando formos jogar.

Vamos colar cada um desses números nos nossos copinhos. Para finalizar aqui, usamos um pouco de tinta para pintar o fundo da nossa caixa. É importante deixar para pintar depois que os obstáculos já estiverem colados para que a cola não saia com facilidade.

Agora que está tudo pronto, é só deixar as bolinhas rolarem e ver onde elas vão cair. Para aumentar as variações, você pode soltar as bolinhas de diferentes ângulos e posições!  Você também pode fazer várias operações com os números em que as bolinhas caírem. Dependendo do grau de dificuldade pode ser soma, multiplicação e até mesmo subtração. Quer deixar o desafio ainda mais difícil? Que tal fazer operações com três números?

Você também pode desafiar seus amigos e amigas através de vídeos! Basta mandar esse link e desafiar a turma a lançar as bolinhas de gude de diferentes posições e ângulos. Quem será que consegue fazer mais operações em 2 minutos?

Se você se animar com a prática e tiver vontade de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo, compartilhe nas redes sociais com as hashtags #FazEmCasa #MakerSchool #FabLabRecife. Pode marcar o @fablabrecife na postagem, que a gente ajuda a espalhar essas sementinhas de Cultura Maker por aí.

Existem outros conteúdos legais na internet sobre o assunto da nossa oficina maker. Se você quiser se inspirar e entender melhor o funcionamento da Corrida de Bolinhas, ou Marble Run, a gente recomenda esse vídeo do canal What’s Up Moms! Nesse canal você também encontra vários tutoriais legais para fazer com a familia. 

Obrigado e até a próxima!

Parceiros