UMA OFICINA MAKER ESPECIAL PARA CONECTAR A FAMÍLIA NO DIA DAS MÃES

Celebrado pelo comércio como a data de maior sucesso de vendas do ano, o Dia das Mães vai muito além da troca de presentes. Não é de hoje que a humanidade faz homenagens e rituais de adoração às mães e à maternidade. Na Grécia Antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses mitológicos e, em muitas culturas, está associada à adoração à Mãe Terra, a Mãe Natureza, ou a Pachamama. 

Nos EUA, o Dia das Mães se originou a partir da luta da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, uma trabalhadora que fundou, em 1858, os Mothers Days Works Clubs – para  sensibilizar a sociedade a respeito dos altos índices de mortalidade infantil em famílias de trabalhadoras e trabalhadores. Em 1865, Jarvis organizou o Mother’s Friendship Days, com o objetivo de unir pessoas para ajudar a tratar os feridos na Guerra da Secessão. As mães da Plaza de Mayo, na Argentina, até hoje lutam pela memória de seus filhos desaparecidos durante ditadura, denunciando a violência do regime e fazendo um trabalho importante de educar a sociedade, ensinar a todas e todos nós que é preciso combater a violência e lutar pela vida sempre, com união, amor e determinação.

Neste Dia das Mães, estamos isoladas e isolados fisicamente, cada pessoa, cada família, em sua casa. As mães mais jovens podem comemorar seu dia com suas crianças, mas as mães mais velhas, cujos filhos já saíram de casa, não poderão abraçar e beijar suas crias, nem suas netas e netos. Mas a turma da Maker School pensou numa ideia para transformar esse dia difícil num momento inesquecível, especial! Neste domingo, dia 10 de maio de 2020, nós vamos arrumar um jeito de estar bem pertinho das nossas mães, mesmo à distância. Não vai ter presente dessa vez, mas vai ter muito amor, troca de experiências, histórias e memórias. Bem-vindas e bem-vindos à Oficina Maker #FazEmCasa Árvore da Vida!

 

Oficina Maker #FazEmCasa

ÁRVORE DA VIDA

A ideia desta Oficina Maker é construir uma árvore genealógica que represente a família, a vida, a união e celebrar as nossas subjetividades, nossas particularidades, que são a nossa grande riqueza. Neste Dia das Mães, vamos resgatar nossas origens, lembrar nossos ancestrais, saber de onde viemos e entender melhor quem somos. Um presente e tanto, não só para as mães e crianças, mas para cada integrante da família, que vai passar a se conhecer melhor, ouvindo as histórias, descobrindo detalhes, se identificando (ou não!) com cada galho dessa árvore. Parece simples, mas esses pequenos gestos ficam na memória da gente e fortalecem os afetos. Vamos começar?

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  • Papelão
  • Papel
  • Lápis
  • Tinta, lápis ou canetinhas para colorir
  • Régua
  • Tesoura e/ou estilete
  • Fita crepe ou adesiva
  • Cola
  • Fotos impressas ou digitais

DICA IMPORTANTE!

Antes de começar a colocar a mão na massa, resgate suas memórias afetivas, através de fotografias e vídeos, faça uma ligação ou uma vídeo chamada para familiares, irmãs, irmãos, tias, tios, avós, e faça perguntas sobre as pessoas da sua árvore genealógica. Este é o seu momento de pesquisa e inspiração, além de uma ótima desculpa para falar com familiares que você gosta mas não tem muito contato. Aproveite esse processo!

PASSO A PASSO

Para essa atividade, vamos separar fotos da família. Fotos impressas, fotos digitais, o mais importante dessa hora é relembrar momentos especiais.

Quem não tiver fotos impressas ou não quiser recortar as fotos, pode representar as pessoas através de desenhos ou colagem.

Agora, é hora de pesquisar na internet referências de árvores genealógicas e buscar inspirações para construir a nossa árvore. Você vai encontrar vários tipos de árvores diferentes, o que mostra que não existe um jeito certo de fazer, são muitas as possibilidades e você pode fazer do seu jeito, usando vários tipos de materiais e suportes. Vamos soltar a criatividade!

Antes de começar a desenhar o projeto da árvore, vamos desenhar uma estrutura da árvore genealógica mais resumida para facilitar na construção da nossa árvore (um esquema). Digamos que esse é o projeto da nossa Árvore da Vida.

Agora, vamos desenhar a estrutura da árvore no papel. Desenhe a estrutura do tronco da árvore com alguns galhos. Depois, nós vamos recortar esse desenho e usar como molde para cortar cortar a estrutura num material mais durinho, como o papelão. Se você tiver dificuldade com essa parte, disponibilizamos alguns modelos para você imprimir em casa. Clique aqui para baixar.

Agora, nós vamos desenhar no papel as folhas, frutos e alguns corações para decorar a árvore, junto com as fotografias e desenhos de cada integrante da família.

Com o molde de papel, vamos desenhar a estrutura da árvore no papelão e recortar. Se não tiver um papelão mais grossinho, podemos fazer duas estruturas e colar uma na outra, assim a gente obtém o dobro da espessura e o tronco da nossa árvore fica mais firme.

Para deixar a árvore em pé, precisamos fazer um pequeno suporte com um pedaço de papelão que sobrou. Vamos cortar um retângulo, mais ou menos da mesma largura da base da árvore. 

Vamos encaixar esse suporte na base da árvore. Para isso, precisamos fazer um pequeno corte bem no centro do suporte e outro, da mesma medida, na base do tronco da árvore. Assim, conseguimos encaixar uma parte na outra e deixar a árvore em pé.

Agora é decorar a árvore com as fotos e os elementos que criamos e tudo mais que você quiser usar. Não esqueça de fazer uma foto da sua Árvore da Vida e compartilhar o resultado com todo mundo da família que participou da criação!

Se você se animar com a prática e tiver vontade de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo, compartilhe nas redes sociais com as hashtags #FazEmCasa #MakerSchool #FabLabRecife. Aproveita e marca o @fablabrecife na postagem, que fica mais fácil pra gente espalhar essas sementinhas de Cultura Maker por aí.

Para inspirar todo mundo, Betita Valentim, Coordenadora de Educação Maker do Fab Lab Recife, realizou a oficina em casa com a família e o Canal Maker fez um lindo registro para compartilhar com a gente. Veja aqui o processo criativo da Árvore da Vida de Betita, Evandro, Lis e Mila! 

A gente deseja que você continue usando a sua imaginação, exercitando sua a criatividade e colocando o seu espírito maker para transformar as coisas por aí.

Abraços e até a próxima!

Parceiros