fbpx

Lava-Mão: criando artefatos para uma nova relação com o espaço público.

  • Text describing my image here

A pandemia do novo coronavírus tornou-se o maior desafio da nossa geração. Pessoas do mundo inteiro aderiram à quarentena e recolheram-se por meses em suas casas, como forma de controle da curva de contágio em um grande acordo de cuidado coletivo. Em Recife, assim como em diversas cidades do Brasil, começamos o processo de flexibilização do distanciamento social e as pessoas estão retornando às ruas, encontrando complexidades pós-pandemia que tornam a nossa nova relação com o espaço público um grande desafio.

O Fab Lab Recife sempre acreditou na criação colaborativa de produtos, experiências e soluções e agora estamos vivendo um momento histórico para ações distribuídas e compartilhadas. No enfrentamento da pandemia, o Fab Lab Recife atuou na frente de combate Movimento Cada Impressão Conta, uma iniciativa que mobilizou digitalmente especialistas locais em design, engenharia e diversas áreas de tecnologia na produção maker de quase 30 mil escudos faciais, distribuindo estes EPIs gratuitamente a profissionais de saúde. 

Agora entramos numa nova fase de enfrentamento, criando soluções para o retorno das pessoas às ruas e a retomada das atividades do cotidiano. E com o nosso programa Fab City Recife – que integra a iniciativa global Fab City em uma rede composta por 34 cidades que atuam na transição para um modelo urbano autossustentável até o ano de 2054 – nosso foco na volta das pessoas ao espaço público não poderia ser diferente. Assim criamos o Lava-Mão, em parceria com a ConcrEpoxi Artefatos e a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana: o Lava-Mão é uma pia pública em estrutura pré-moldada em blocos de concreto, com uma instalação embutida que deságua em duas torneiras antifurto. O artefato ainda possui uma placa anexada com instruções sobre a forma correta de lavar as mãos, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e informações para a conscientização coletiva sobre a pandemia da Covid-19.

Esta nossa iniciativa contou ainda com o apoio da Emlurb e da Compesa e despertou o interesse de algumas empresas, como o Grupo Asa – Sabão Bem-te-vi e Tigre. O primeiro protótipo foi instalado em frente ao Mercado de São José, no centro da cidade, e a próxima área beneficiada será a praça do Derby, ponto estratégico de convergência de linhas e corredores de transporte público. Também estamos buscando a expansão do projeto para outras localidades através de novas parcerias.

O Lava-mão foi projetado por Peu Carneiro, guru de design do Fab Lab Recife, e Marina Mergulhão, da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife. Com um design moderno mas com a funcionalidade que faz uma releitura das antigas bicas, atentando para o uso racional da água com mecanismo temporal de controle, o Lava-Mão disponibiliza o acesso à água de modo rápido a quem está de passagem, estimulando o seu uso pelas pessoas. O design do Lava-Mão também preocupou-se com a acessibilidade universal, tanto oferecendo diferentes alturas para contemplar crianças e cadeirantes, quanto torneiras inclusivas com fácil acionamento por leve pressão.

Bica de São Pedro em Olinda-PE, 1926.

Esta relação entre passado e futuro está presente na atual pandemia da Covid-19, primeira dessa magnitude para as atuais gerações, mas constantemente comparada a epidemias vivenciadas em séculos passados quando também não havia vacinas. Ao buscarmos criar artefatos para uma nova relação da população com o espaço público, numa realidade pós-pandemia de maior necessidade de distanciamento social e higienização pessoal, procuramos olhar também como as gerações passadas vivenciavam as ruas, como se relacionavam com o espaço público e coletivo, como trabalhavam, se encontravam, se divertiam, se deslocavam.

Água disponível nas ruas, pessoas nas praças, parques e espaços ao ar livre, um maior andar a pé e de bicicleta. O “novo normal” pode não ser tão novo assim: aprender com a sabedoria e simplicidade do passado pode ser uma ótima forma de inspiração para distribuirmos futuros mais sustentáveis para a nossa população e as nossas cidades.

#makersmudamomundo #makerscontracovid19 #fabdoesnotwait #fablabrecife #fabcity

 

Categoria

Parceiros