Bem-vindas e bem-vindos à Maker School em Casa

Este é o nosso primeiro post da série Maker School em Casa. Toda sexta-feira, nós vamos compartilhar uma atividade maker para você fazer em casa com as crianças e, se puder, com a família toda. Como em toda atividade de educação maker, o processo de fazer é mais importante do que o resultado final. É no processo que a gente erra, acerta, pesquisa, pergunta, pesquisa, compartilha, se relaciona, aprende e, principalmente, se diverte.

Recomendamos que o grupo todo participe da organização dos materiais e ferramentas e da divisão de tarefas, e uma pessoa seja facilitadora, responsável pela leitura do passo a passo e pela fluidez da atividade.

Boa oficina para todas e todos!

Oficina Maker #FazEmCasa

TEATRO DE SOMBRAS

Contar histórias é uma atividade muito divertida e que pode ser feita de várias maneiras. Hoje, nós vamos aprender a contar histórias a partir de um Teatro de Sombras.

O Teatro de Sombras é uma arte muito antiga, que consiste em uma projeção, sobre telas de material translúcido, de figuras humanas, animais ou objetos. Tradicional do Sudeste da Ásia, especialmente na Indonésia, Malásia, Tailândia e Camboja, o Teatro de Sombras é também considerado em outras partes da Ásia como na China, Índia e Nepal, e no Ocidente, da Turquia, Grécia até a França. É uma forma popular de entretenimento tanto para crianças quanto para adultos em muitos países ao redor do mundo inteiro. 

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  • Tesoura
  • Estilete (se não tiver, ok)
  • Cola
  • Fita adesiva
  • Caixa de papelão (pode ser de sapato)
  • Cartolina (ou qualquer papel mais durinho)
  • Papel ou plástico translúcido
  • Palitos de churrasco
  • Material para colorir, enfeitar
  • E o que mais você quiser inventar

PASSO A PASSO

Primeiro vamos precisar de uma Caixa. Pode ser uma caixa de sapato ou outra caixa qualquer que você tenha em casa. Vamos recortar o fundo da Caixa, deixando aproximadamente um centímetro de margem de cada lado. Para essa parte, o ideal é que um adulto corte usando estilete. Caso não tenha essa ferramenta, com um pouquinho de paciência e concentração, dá para resolver com a tesoura.

Pronto, pode guardar essa parte recortada. O que fazer agora com esse enorme buraco? Vamos fazer a tela, cobrindo o espaço com algum material branco translúcido. Pode ser papel manteiga, papel seda ou, se não tiver nada disso por aí, pode usar uma sacola de supermercado que seja branca e grande o suficiente para cobrir esse lado da Caixa.

Caso você vá utilizar uma sacola, pode primeiro recortar o fundo e as alças e depois cortar uma das laterais. Não esqueça de higienizar bem a sacola antes de usar!

Você vai cobrir essa parte da caixa e depois colocar a fita dos lados como se estivesse embrulhando um presente pela metade.

Tome cuidado para deixar o papel ou plástico bem esticadinho, assim você consegue projetar imagens mais nítidas.

Agora, vamos usar a parte do papelão que a gente recortou da Caixa, ou qualquer outro papelão que você tenha em casa, para decorar o seu Teatro de Sombras. É hora de soltar a criatividade! Pode usar canetinhas coloridas, fitas, tinta, o que mais você tiver em casa.

PERSONAGENS

Próximo passo: fazer os personagens da sua história! É o momento de imaginar que história é essa que vocês vão contar. Os personagens são pessoas, animais, objetos, plantas? Vale tudo! Para fazer esses elementos, você vai precisar de um papel mais durinho como a cartolina, por exemplo, e palitos churrasco.

Aqui vai um exemplo bem fácil, um coelhinho. Vamos fazer o desenho do personagem no papel com lápis ou caneta. Lembre-se que ele tem que caber dentro do teatro, então, atenção para as dimensões do desenho. Ah, outra dica. Como é a sombra, ou seja, a silhueta, que vai aparecer para o público, as linhas do desenho não importam tanto.

Se você tiver impressora em casa, pode também imprimir personagens. É só digitar no Google o nome do personagem ou desenho que você quer + silhueta. Vão aparecer várias opções para você escolher, imprimir e recortar.

Use fita adesiva para fixar o personagem no palito de churrasco. Mas atenção para o planejamento! Já pensou onde vai colocar o seu Teatro de Sombras? Sobre uma mesa, um banco, no chão? Sabendo disso, você decide como vai colar o palito de churrasco, de uma forma que possa manusear o personagem por cima ou por baixo da “tela”.

LUZ!

Para fazer sombra, a gente precisa de… luz. Mas isso é muito fácil de resolver.

Para isso você vai precisar apoiar uma fonte de luz, como, por exemplo, uma lanterna no fundo da Caixa. Nesse caso, nós usamos a própria tampa da Caixa para apoiar o celular com a lanterna ligada.

HORA DO SHOW!

Agora é hora do espetáculo, chame todo mundo para assistir a apresentação e não se esqueça de registrar o momento! Se você se animar com a prática e tiver vontade de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo, compartilhe nas redes sociais com as hastags #FazEmCasa #MakerSchool #FabLabRecife. Pode marcar o @fablabrecife na postagem, que a gente ajuda a espalhar essas sementinhas de Cultura Maker por aí.

Existem outros conteúdos legais na internet sobre Teatro de Sombras. Se você quiser ver mais, a gente recomenda: o passo a passo do blog Faz Fácil e o vídeo massa do Canal da Estéfi.

Obrigado e até a próxima!

 

 

Parceiros