NASCE O CANAL MAKER, PONTO DE CONVERGÊNCIA DA CULTURA MAKER

  • Text describing my image here

O universo maker está presente em toda parte: na indústria, na arquitetura, na moda, num estúdio de música, nas garagens e ateliês de costura. Em toda parte tem gente partindo para botar a mão na massa e fabricar objetos personalizados, seja por necessidade de criar, por terapia, por profissão. Essas pessoas, muitas vezes, se sentem transformadas ou empoderadas pela possibilidade de inventar e produzir coisas e desejam compartilhar os conhecimentos, processos e descobertas que o fazer proporciona.

Vivemos um momento em que a fabricação digital se fortalece, com suas impressoras 3D e cortadoras a laser, e os Fab Labs se consolidam como espaços ideais para o encontro de mentes criativas e o surgimento da inovação. Já são mais de 1.800 laboratórios pelo mundo, muitos deles abertos à comunidade, funcionando como centros de convergência da comunidade maker.

Acontece que essa comunidade cresce muito, e muito rapidamente. Em que espaço essas pessoas poderiam se encontrar e compartilhar seus interesses, que não num espaço virtual? É aí que nasce o Canal Maker, uma iniciativa do Fab Lab Recife, do Ateliê Produções e da #republique, com patrocínio da Petrobras.

O Canal Maker irá apresentar conteúdos sobre o universo maker num mix de Inovação, Educação, Ciência, História e muita mão na massa! Começa com cinco programas de vídeo – Bora Moer, Fazedoras, Colaboramakers, Papo Wu e A vida é um Lab – , com quatro episódios cada, apenas uma amostra da diversidade de temas, personagens, formatos e abordagens que o universo maker proporciona. Os vídeos serão hospedados no YouTube e o site do Canal vai funcionar como uma plataforma de conteúdos adicionais, como listas de materiais dos projetos apresentados na tela e os arquivos digitais, para download.

A ideia do Canal nasceu nos bastidores do Batalha Makers Brasil, um reality show sobre cultura maker exibido pela Discovery em toda a América Latina, durante uma conversa entre o pernambucano Edgar, jurado no programa, e o carioca Flávio Medeiros, sócio da produtora carioca #republique e um dos idealizadores do reality. “A gente está apostando neste modelo de plataforma vertical sobre tendências e temas relevantes. Pequenos ‘netflixs’, pequenas ‘Amazons Prime’ do mesmo assunto. O Canal Maker é um hub de conteúdos interessantes sobre o tema em parceria com marcas e com outros produtores de conteúdo”, explica Flávio, que também acredita na vocação do  Canal Maker como espaço para prototipar programas, séries e episódios. “Eles serão distribuídos dentro do nosso streaming, mas também nos canais proprietários das marcas parceiras. Um lugar para testar formatos, linguagem e, a médio prazo, fechar parcerias com os grandes canais distribuidores para aprofundar o conteúdo prototipado e pré-testado”.

Para se inscrever no Canal Maker, clique aqui.

Parceiros