Um artefato tecnológico de iluminação de calçadas projetado com a participação cidadã, voltado para a segurança e o incentivo à mobilidade urbana ativa (modalidade a pé) e à consciência ambiental por meio da utilização de energia limpa (fotovoltaica), com mecanismos inteligentes para baixo consumo e estratégias para gestão compartilhada da instalação e manutenção dos artefatos.
A idéia do Pedeluz veio de uma inquietação da arquiteta e urbanista Clarissa Duarte, há 5 anos, e foi apresentada no ‘Fab Night – Faça a Sua Cidade’ em maio de 2016, quando chamamos por projetos cidadãos no Fab Lab Recife. Fomos em frente com o Pedeluz e o P&D do primeiro protótipo foi financiado pelo Fundo Socioambiental CASA, juntando tanto a idéia de Clarissa quanto a GlobalSun Energia, empresa de energia fotovoltaica com a qual estávamos trabalhando no programa NAGI Maker do IEL Pernambuco (2016/2017).
Participaram do processo de design, também, moradores e moradoras do Bairro das Graças, através da Associação Por Amor às Graças, que numa oficina participativa definiram os desejos para a iluminação no uso noturno do espaço público e as diretrizes pro artefato. Muito P&D, fabricação digital no Fab Lab Recife e 6 meses depois, o protótipo funcional estava na rua, em articulação com a Emlurb, para ser testado.
Categoria