fbpx

Que tal fazer seu próprio jogo da memória?

Oficina Maker #FazEmCasa
MEMÓRIA DA VELHA MAKER

Você provavelmente já deve ter jogado ou ouvido falar no jogo da velha e no jogo da memória. São joguinhos muito simples e populares, que há anos ajudam a passar o tempo de forma divertida para crianças e adultos, e ainda estimulam o raciocínio lógico e exercitam a memória. Hoje vamos criar um jogo que mistura um pouquinho dos dois. Para isso, vamos criar um tabuleiro de jogo da velha em que, para poder colocar uma peça em um dos espaços vazios, é necessário conquistá-las, para isso será utilizado um jogo da memória. Cada vez que os jogadores encontrarem um par de imagens, poderá incluir uma peça no jogo da velha.

Curtiu? Então vamos fazer o nosso!

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  • Papelão
  • Régua
  • Tesoura
  • Canetinhas hidrocor
  • Lápis de cor 

PASSO A PASSO

Primeiro, vamos construir o nosso tabuleiro. Para isso, vamos precisar de um quadrado de papelão. Nesse aqui, estamos usando as medidas de 20cm por 20 cm, mas você pode adaptar para o tamanho do papelão que você tiver por aí. O importante é que seja um quadrado, ou seja, todos os lados tem de ter o mesmo tamanho.

Um tabuleiro de jogo da velha é construído marcando-se quatro linhas, duas verticais (em pé) e duas horizontais (deitadas) com distância igual entre elas, de modo que fiquemos com três colunas e três linhas (veja as fotos).

As marcações podem ser feitas com o que você tiver à mão, canetinha hidrocor, lápis de cera, fita colorida e o que sua imaginação quiser. No nosso exemplo, usamos fita colorida.

Pronto, super fácil! Já está o nosso tabuleiro. Agora, vamos às peças.

Para as peças, nós vamos precisar de 20 quadradinhos. O tamanho deles é importante: eles precisam caber dentro dos espaços do nosso tabuleiro. Para o nosso tabuleiro, fizemos esses quadradinhos com 5 x 5 centímetros.

Você pode recortar um quadradinho de 5 x 5 centímetros e usar como gabarito, para marcar a medida de todos os outros.

Agora, vamos separar essas 20 peças em duas partes, ou seja, vamos ter dois conjuntos de 10.

 

Cada um desses conjuntos de 10 vai representar um tema de sua escolha. E, para cada tema, teremos 5 pares de desenhos. Por exemplo, no nosso jogo, escolhemos os temas “frutas” e “doces”. Para ilustrar nosso jogo da memória, escolhemos cinco frutas, cinco doces e fizemos cada desenho em duas cartas, formando os pares. No verso, escrevemos o nome da categoria, mas você também pode fazer um desenho ou símbolo que represente toda a categoria, mas lembre-se que tem que ficar igualzinho em todas as peças. 

QUEM MANDA É A IMAGINAÇÃO!

Nessa parte, pode soltar a criatividade e escolher duplas bem legais como Marvel contra DC, doces contra salgados, número ímpares contra números pares, animais domésticos contra animais silvestres. A gente gosta tanto de fazer essa parte, que nos empolgamos e fizemos umas opções a mais para você imprimir, se quiser, e colar no quadradinhos. Clique aqui para baixar as artes!

HORA DE JOGAR!

Agora que está tudo pronto para começar o jogo, a gente te explica como funciona essa mistura maker de jogo da velha com jogo da memória.

Como jogar:

Cada um dos participantes vai pegar o seu conjunto de peças da memória,  virar para baixo, embaralhar, organizar e começar o jogo. Vocês podem decidir quem começa tirando par ou ímpar.

O primeiro participante escolherá duas peças do seu conjunto e irá virar as duas. Se for um par, ele guarda uma das peças para si e coloca a outra no tabuleiro. Agora é a vez do outro participante. Mesma coisa. Se não formar o par, não coloca nada no tabuleiro, devolve as pecinhas para o conjunto da memória e passa a vez para o/a colega. Se formar o par, guarda uma peça com você e coloca a outra no tabuleiro.

Quem conseguir formar primeiro um conjunto de três peças consecutivas na vertical, horizontal ou diagonal, vence. O jogo da velha dá empate quando não tem como ninguém fazer mais uma sequência com três das suas peças no tabuleiro. Caso isso aconteça, ganha quem tiver o maior número de pares do jogo da memória.

E para o jogo ficar mais a sua cara, podem acrescentar algumas regras! Por exemplo: a pessoa que acertou no jogo da memória tem a chance de jogar mais uma vez? Ou que tal criar um tabuleiro com mais casas aumentando igualmente o número de linhas e colunas e proporcionalmente as cartas? Não esqueça de combinar as regras direitinho e ter certeza de que todos os participantes entenderam tudo antes do jogo começar. 

Se você se animar com a prática e tiver vontade de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo, compartilhe nas redes sociais com as hashtags #FazEmCasa #MakerSchool #FabLabRecife. Pode marcar o @fablabrecife na postagem, que a gente ajuda a espalhar essas sementinhas de Cultura Maker por aí.

Ah, e para que é fã de jogos de tabuleiro como nós, fizemos uma playlist no Youtube com vários tutoriais de jogos muito legais. Clica aqui para ver!

Obrigado e até a próxima!

 

Categoria

Parceiros